domingo, 4 de outubro de 2015

Nossa viagem ao Equador - parte 1

Bom, demorei a escrever, mas não posso deixar de compartilhar com vocês a nossa experiência. Vou abordar 4 temas:
Foto: Paul Amstutz



- Nossa experiência com o transporte (empresa Tame)
- Nossa visão brasileira do Equador
- O que fazer e o que comer - lugares legais de se visitar
- Nossa experiência na Selva.






Foto: Paul Amstutz


Para começar, vamos dizer o motivo da nossa viagem: Fomos conhecer a tribo Waorani, numa viagem atraves do I-tec (Wao vision trip). A tribo Waorani (Huaorani, ou até mesmo Waodani) é uma tribo com passado violento, cuja matança e vingança estava presente na vida deles. Qualquer branco que se aproximava, eles matavam.

Foi nessa situação de matança, que 5 missionários jovens entre 27 a 32 anos , casados, alguns com filhos, se  a arriscaram em fazer contato com a tribo para falar do amor de Deus para com eles, e tentar convence-los a acabar com esse ciclo de violência, de vingar e matar todos que os irritavam (do motivo mais fútil, até vingança da morte de familiares). E como todos os outros brancos, apesar do constante contato aéreo de trocas de presentes, foram mortos pelas lanças dos índios.
Mas a história, que era para ter um final triste, não para por aí. As esposas dos 5 (Nate Saint, Jim elliot, Ed McCully, Roger Youderian, Peter Fleming) perdoaram os assassinos de seus maridos, e uma delas, junto com sua filhinha e a irmã de Nate Saint, vão a tribo, arriscando novamente suas vidas, para contar para eles, o que na verdade aqueles homens queriam fazer visitando-os. E foi assim que começou um novo ciclo na vida daquela tribo, um ciclo de vida, de ganho, de salvação. (para saber um pouco mais dessa história, clique aqui).


Apesar do meu breve e resumido texto sobre a  história, existem 2 filmes que contam um pouco mais sobre ela. E foi através desses filmes que nós nos apaixonamos por essa tribo Equatoriana, e por seu lindo país.

O filme "Terra Selvagem (End of spears)" e "Heróis da fé - a história de Jim Elliot" entraram em nosso lar ha mais ou menos uns 5 anos. E de lá para cá, além de tocar profundamente o coração meu e de meu esposo, com a entrega de vida daqueles homens e suas esposas, por amor a Cristo e a um povo, meus filhos se encantaram com a história de Mincaye (personagem principal no filme) e sua tribo. E nos últimos 2 anos, além de assistirem com uma frequência inacreditável, eles começaram a imitar os índios, falar na linguagem deles, acompanhar fotos e documentários dos verdadeiros personagens, e desejar ardentemente serem índios. E isso envolveu nossa família de uma forma poderosa.

E foi um dia, em que estávamos assistindo um vídeo, onde Mincaye falava na páscoa, em Wao tededo, que lemos, na chamada dele, na página do I-tec no facebook: "Que tal você passar suas férias nas selvas do Equador?". Uma semana antes, eu havia comentado com meu marido, como seria legal conhece-los. E foi a partir daí, que conhecemos a visão do Wao Vision Trip, e nos arriscamos a orar e buscar de Deus, se essa era a vontade Dele para nossas vidas. E foi! E apesar de para nós, a viagem sair num preço bem salgado (a moeda do Equador é Dólar americano. Na época, estava cotado a R$3.55), para 2 pessoas, Deus proveu de forma especial esse dinheiro. Não foi fácil. Foi uma luta. A gente chegava a sonhar com a cotação do Dólar. Eu calculava tudo em dólar. Pesquisei passagens
 áreas durante dias, de madrugada, de tarde, de noite... Mas nós fomos, e nossa experiência foi simplesmente INCRÍVEL! Valeu cada centavo gasto, valeu cada luta, valeu, valeu e valeu... e nós?

Bom, nós nos APAIXONAMOS pelo Equador!

Acompanhe as próximas postagens e saiba mais sobre esse lindo país!



Um comentário:

Deixe aqui seu recado ou comentário! =]
Sua participação é muito importante...