quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como fazer um sling Wrap?

Esse mês, depois que o José nasceu, descobri uma nova tendência mundo a fora, o sling...

Canguru
Já conhecia o canguru tradicional (foto ao lado), que a gente encontra nas lojas de bebês, inclusive minha irmã tem um... Existem vários tipos e formatos, várias marcas e modelos. Cores variadas, e até igual uma mochila com assento eu já tinha visto. Mas o sling eu não conhecia...
Comecei a pesquisar e vi que existem 2 tipos diferentes, o de argolae o wrap. O de argola você encontra fácil para comprar em torno de R$ 60,00 o mais barato - claro que você pode encontrar mais barato, quanto bem mais caro! e também com muitas estampas e cores diferentes.
Sling argolas
Mas o wrap, eu dificilmente achei para comprar... Pesquisando e com a indicação de amigas, descobri que o wrap é bem fácil de fazer... e lá fui eu comprar o meu para fazer!!!




Sling wrap



Você vai precisar: 

 - 5 metros de malha 100% algodão ou malha de algodão penteado. Você precisa de 5m inteiros sem emendas. No meu caso que estou um pouco fora do peso, hoje depois de pronto, compraria uns 20 centímetros a mais, a pesar do wrap ser tamanho único, acho que quem tiver mais " gordinha" pode aumentar esses 20 cm e comprar 5,2m.
 - um pedaço de tecido 40x45 com estampa a sua escolha (pode ser algodão ou algo parecido)
- uma máquina de costura e uma costureira!

O tecido você vai comprar 5 metros e virá 1,80m de largura. Dá para fazer 3 wrap, porque vc vai precisar de um tecido de 5m por 60cm. Corte o tecido nessa medida, dê bainha nele todo e costure o tecido bem no meio certinho do seu wrap... e pronto!!! Só isso!! Está pronto!!! Agora é só aprender a amarrar e usar com seu bebê...


Mais informações sobre wrap você encontra aqui!  Slingando


Como amarrar seu wrap:
Posição Peito a peito

Faça o seu, comece com essa posição, e com o treino aprenda outras posições!!!


sábado, 12 de outubro de 2013

Mitos e placebo na amamentação...

Quando o assunto é amamentação, é incrível a quantidade de mães que você ouve falar que não estão amamentando seus filhos, ou complementando com leite artificial porque simplesmente acreditam que não tem leite suficiente para amamenta-los. Sem procurar um pediatra ou obstetra, introduzem leite artificial e engrossantes na dieta dos bebês por conta própria atrapalhando muitas vezes a amamentação e perdendo a delícia que é amamentar. Onde quero chegar? Minha mãe e tias, ha 30 anos atras, quando não se falava nisso, fizeram um curso com um estrangeiro sobre amamentação e aprenderam sobre a amamentação exclusiva até os 6 meses. E assim seguiram TODAS as dicas desse profissional e amamentaram, todas as duas os 3 filhos exclusivamente e influenciaram a geração íntima delas, e agora a nossa, eu e minhas irmãs seguimos o exemplo... Dificuldade tivemos, minha irmã passou bastante aperto, mas insistiu e acreditou. Na cabeça dela ela colocou que iria amamentar, iria fazer de tudo que fosse possível para conseguir, mesmo a bebê não ganhando peso e não pegando o seio dela corretamente... Resultado: Depois de muito choro, persistência, cansaço, ela conseguiu!
A culpa é das mulheres? Acredito que algumas simplesmente não amamentam porque não querem perder tempo com isso... Mas a maioria esta afundada nos mitos contados por parentes, amigos, e etc... E acreditam nisso... Acreditam não serem capaz de amamentar o bebê por um ou outro motivo... Fragilizadas física e emocionalmente, com um novo ser mudando TUDO na sua vida, fica difícil, ouvindo tantos contras ter exito na amamentação... Não quero com este post ir contra as mães que não amamentaram, pelo contrário, quero incentiva-las e falar sobre os mitos da amamentação... Pesquisei em vários sites sérios sobre o assunto, busquei as informações necessárias para postar... e achei textos e comentários importantes... Leiam TUDO... espero poder ajuda-las...

...

As árvores de manga eram fartas e abundantes no Brasil Colonial. Já o leite era raro e caro. Naquela época, inventaram então que manga com leite dava congestão e levava à morte. Com o objetivo de dissuadir o consumo do leite por parte dos escravos, que se contentavam em comer somente as frutas. O leite ficava reservado aos senhores de engenho. Aqueles malandros.
Leite com manga não faz mal, mas, mesmo assim, o mito existe e tem muita gente que não saboreia a iguaria de jeito nenhum. Com amamentação não poderia ser diferente, muitos anos de cultura, interesses das empresas fabricantes de produtos alternativos, pitacos de desentendidos e falta de estudo sobre o tema nos trouxeram diversas afirmações mitológicas, que se perpetuam no imaginário materno-popular.

Com o agravante de que esses mitos podem tirar da mãe e do bebê a chance de viverem uma experiência indescritível. Felizmente, hoje, a ciência e as redes de apoio à amamentação podem desmitificar muitos deles com clareza. Se você quer amamentar, conheça-os:

1 - O mito do leite fraco


Não existe leite materno fraco. Existem fases do leite. Aquele primeiro leite que o bebê mama é mais aguado e cheio de calorias, ideal para matar a sede. A gordura concentra-se no final do seio, o chamado leite posterior, e é ela que faz o bebê ganhar peso. O mito do leite fraco baseia-se na recomendação (que não tem fundamento científico nenhum) de que um bebê teria minutos determinados para mamar em um seio e depois no outro. Ingerindo sempre o leite inicial, de fato, o bebê consome menos gordura e, portanto, engorda menos.
Para acabar com esse mito, todos os órgãos especializados em amamentação sugerem que as mães interessadas em amamentar não adotem tempo específico de mamada, deixando o bebê sugar o leite que for necessário para sua saciedade. Com maior conhecimento das necessidades do bebê e maior confiança em seu mecanismo, deve-se ajustar as práticas às necessidades individuais.

Nesse momento, penso o quão engraçado seria se a gente propusesse para uma leoa recém-parida que ela oferecesse uma "tetinha" de cada vez por 15 minutos para cada leãozinho da ninhada.
A qualidade é sempre a mesma e todas as mulheres são capazes de produzir leite o suficiente e adequado para seu filho. Mesmo mães desnutridas ou que precisam seguir uma dieta restritiva conseguem preservar as propriedades do alimento
2 - O mito do peito vazio
A dica mais libertadora quando se trata de quantidade de leite no seio é: peito é fábrica de leite e não depósito.
Boa parte do leite que o bebê consome é produzido na hora em que ele está mamando. Não há necessidade de estar com a sensação de peito cheio para que o bebê receba leite suficiente. Muitas mães sentem-se inseguras quando percebem que seus seios estão murchando. Logo acham que estão com pouco leite e existe sempre alguém para confirmar o mito de que ele um dia vai acabar.

A boa notícia é que o leite humano não acaba enquanto houver estímulo. Ou seja, se houver um bebê mamando, a mãe segue produzindo leite. A sensação de peito vazio pode acontecer por causa do ajuste na demanda, que nos primeiros meses de vida do bebê é maior e depois vai diminuindo. E também pode ser somente uma característica do mecanismo individual que é cada seio.
O mesmo vale para o tamanho do seio, seios grandes e pequenos produzem leite da mesma forma: por meio das glândulas mamárias. Não há nenhuma relação com seu tamanho. Acredite. Se há peito e bebê mamando, há leite. Nessa hora, penso naquela gorila no meio da África olhando desconfiada para o peito da gorila amiga que acabou de ter bebê. Será que ela tem leite?

3 - O mito do bebê que dorme a noite inteira

Alguns bebês dormem a noite inteira desde pequenos, mas eles representam a minoria dos casos. Quando comparamos o tempo de sono de crianças alimentadas no seio com o tempo de sono daquelas que tomam fórmula, é comum concluir que as últimas parecem acordar menos vezes à noite. É o começo do fim.
Logo surgem as especulações de que o leite artificial sustenta mais do que o materno. A fórmula não sustenta mais e sim é de mais difícil digestão. Isso faz com que o bebê sinta-se saciado por mais tempo, mas não significa que esteja nutrido dos elementos fundamentais. Um bebê alimentado no seio tende a acordar mais vezes, pois o leite materno é de mais fácil digestão.
O leite artificial não substitui o materno. Ele não tem anticorpos, enzimas ou hormônios. A fórmula é projetada para fazer com que os bebês cresçam bem e tem suas quantidades de gordura, ferro e proteína dosadas, mas não traz os mesmos benefícios à saúde do leite da mãe.

Pensando de novo nas nossas amigas mamíferas, sorte delas que não precisam trabalhar de manhã. A nós, humanas, cabe rebolar para conciliar as demandas da amamentação e da vida prática. O bom é que nós, ao contrário delas, temos inteligência para dar conta disso.


4 - O mito da cerveja preta, canjica, canja, água inglesa


Cerveja preta, canjica, canja, água inglesa aumentam a quantidade de produção de leite materno?
Absolutamente não! É importante que a mãe consuma quantidade suficiente de líquidos, preferencialmente água e mantenha uma dieta equilibrada. O consumo de bebidas alcoólicas é absolutamente proibido.
descida do leite depende de três fatores: que a mãe se hidrate bem (por isso, é recomendável tomar bastante líquidos), que o corpo dela esteja descansado e, o principal, que o bebê sugue o peito. Até mesmo mães adotivas, que não engravidaram, são capazes de amamentar nessas condições.

5 - O mito do colostro

O colostro não é o mesmo que o leite, então posso desprezar o colostro?
Não despreze o colostro. O colostro é rico em substâncias imunológicas e proteínas, sendo uma vacina natural para o bebê, além de ser nutritiva.

6 - O mito da água

Quando está muito quente posso dar água na chuquinha para o bebê?
Não é necessário dar água para o bebê. É especialmente proibido o uso de mamadeiras. No caso de administração de medicamentos  esses devem ser oferecidos para o bebê através de um copinho descartável de café ou uma colher. O uso de bicos de silicone, chupetas , mamadeiras e chuquinhas prejudicam a longo prazo o desenvolvimento dentário da criança e a curto prazo fazem com que o bebê perca o interesse no bico do peito da mãe e assim pare de mamar.

7 - O mito do tipo de bico do peito


O bico do meu peito é para dentro, logo não posso amamentar?
Todas as mulheres saudáveis podem amamentar, independente do tipo do bico do peito. Muitas mulheres acreditam que a sucção é feita através do bico do peito. Mas, essa informação é errada. O que estimula a saída do leite é quando o bebê suga a aréola do seio e então o leite sai através do bico do peito. Não há nenhum problema se o bico é plano, saliente ou invertido (para dentro), como também não há nenhuma correlação no tamanho do seio.

8 - O mito das rachaduras


Se o bico do peito está rachado ou machucado, ou tenho o leite empedrado devo parar de amamentar?
Não, rachaduras e machucados no bico do peito decorrentes da amamentação não são prejudiciais ao bebê. Uma maneira prática de evitar rachaduras e futuros machucados no bico do peito é esvaziar um pouco o peito antes do bebê começar a mamar, isso ajuda a pega correta pelo bebê. Como regra geral não suspenda a amamentação exclusiva até que o seu bebê tenha completado 6 meses de vida.

9 - O mito da seio pequeno


Seios pequenos não produzem menos leite. O que dá forma ao seio é o tecido adiposo, a gordura. Isso não tem nada a ver com a glândula mamária, que é responsável pela produção de leite.

10 - O mito da bomba de leite


Bombear o leite materno não demonstra a quantidade de leite que uma mãe pode produzir. A quantidade de leite que consegue ser bombeada irá depender de inúmeros fatores, especialmente do nível de stress da mãe. Um bebê que mame bem poderá conseguir mamar muito mais que uma bomba consiga extrair.

11 - O mito dos 3 dias


A produção de leite não começa passado os 3 dias. A substância amarelada inicial chamada de colostro é muito importante e muito boa para o bebê, sendo suficiente para o amamentar durante os 3 primeiros dias. Não se faz necessário uso de leite artificial para amamenta-lo.



11 - Se os bebés mamarem muito significa que o leite não é suficiente?
Porque o leite materno é de tão fácil digestão, os bebés geralmente têm fome mais cedo do que se forem amamentados com fórmula. É aconselhado que um recém-nascido mame de 3 em 3 horas.


12 - Para produzir mais leite deve-se beber mais leite?

Isto não é de todo verdadeiro. Qualquer tipo de alimento em quantidade suficiente é capaz de produzir leite materno. Na realidade quanto mais o bebé mamar, mais leite será produzido.


 O que é aleitamento de livre demanda?


O aleitamento de livre demanda consiste simplesmente em oferecer o peito ao bebê quando o mesmo demonstrar a necessidade, de modo geral isso acontece de 3 em 3 horas, mas se o intervalo entre as ofertas for um intervalo de tempo menor não significa que o leite não está sendo bom o suficiente. Pode significar por exemplo que a capacidade gástrica (espaço no estômago) do bebê ainda é muito pequena para mamar leite suficiente para 3 horas de intervalo.



O que é PLACEBO??? segundo a wikipédia,


Placebo (do latim placere, significando "agradarei") é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que está a ser tratado
O placebo pode ser eficaz porque pode reduzir a ansiedade do paciente, revertendo assim uma série de respostas psico-somáticas levando assim a uma sensação de bem-estar. Este efeito não só pode como por vezes é de fato real e benéfico ao paciente


Oque podemos resumir, que quando a mulher acredita em algum mito da amamentação, já que essa depende tão fortemente do psicológico dela, é bem provável que ela pare com a produção de leite, ou simplesmente acredite que parou, mesmo que os estudos revelem o contrário... Da mesma forma, escutamos mulheres dizendo que beberam ou comeram determinado tipo de alimento e a produção de leite aumentou... Acredito que se a mulher pensar que beber xixi aumenta a produção, e realmente acreditar, isso funcionará como um placebo, e ela acreditará na produção do leite que provavelmente irá aumentar!!!



De toda forma, se você depois de ler esse post, ainda assim achar que está com problemas na amamentação - uma forma rápida de tirar essa dúvida é o ganho do peso do bebê... se ele está engordando, o seu leite está sim sustentando e o motivo do choro é outro - procure um pediatra... Não introduza o leite artificial por conta própria... A maioria dos bons pediatras vai te orientar muito bem em relação a amamentação!!!



Espero ter ajudado... 





sábado, 14 de setembro de 2013

Banheira de bebê! Uma boa dica!!!

       

             Quando tive meu segundo filho, comprei uma banheira da Plasútil sem conhecer, porque achei o preço bom e era uma das poucas que tinha no lugar que comprei... e me APAIXONEI por ela!! Estou falando da banheira ergonômica da Plasútil. Minha irmã, que teve bebe logo depois do meu crescer, "herdou" a  banheira  e também apaixonou. Então, agora, para o meu bebê eu comprei ela. Demorei para achar, mas consegui!!!



Banheira Ergonômica Plasútil


Por dentro da banheira

Diferencial: Como o próprio nome diz, ela é ergonômica. Ela possui por dentro, um formato que permite o bebe sentar ou deitar apoiado, de uma forma que ele não escorrega banheira abaixo. Isso dá mais agilidade para nós mães, já que as mãos podem ficar livres para pegar o shampoo, ensaboar, etc. Claro que NUNCA devemos deixar o bebe sozinho. O auxilio são para breve momentos com as mãos livres, do lado do bebe. Quando maiorzinho, a banheira é melhor ainda porque a pode estar cheia que o bebe não fica "flutuando"na água correndo o risco de escorregar e afundar!



Preço: O preço mais barato que encontrei foi R$ 25,00. O que é um preço bem barato. Mas encontrei até R$ 39,00.

Onde encontrar: Em sites e lojas de bebes e variedades. Tem que procurar um pouquinho pq ela não é dessas que se vê em qualquer lugar. Mas vale a pena.

Fica então a dica. Você compra junto o suporte de banheira, que custa em torno de R$40,00 e o banho fica perfeito e barato!!!!


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Banho de ofurô no bebê!!!!

Meu lindo bebê José Asafe nasceu! De parto cesárea, com 3880kg, e 53cm de puuura gostosura!!! Apesar de mamãe de terceira viajem, descobri certas coisas nessa gravidez que me foram muito úteis e interessantes, e uma delas foi o banho de ofurô no bebê... Isso mesmo, ofurô... aquela "banheira grande e quentinha" foi adaptada para os bebês, e se transformou num verdadeiro balde arredondado!!!



Está na moda, então acredito que você já tenha ouvido falar... As maternidades estão utilizando inclusive para os bebês prematuros, já que o balde simula o útero da mãe, arredondado, apertadinho e quentinho... Veja abaixo a reportagem sobre os banhos...


Quanto ao preço e a marca e onde encontrar:


Sanremo
Plasúltil
MARCA: Você encontra grande variedade de marcas, desde as mais populares como Sanremo e Plasúltil até marcas mais caras, como a Washpod...

Washpod

PREÇO: O preço também varia bastante, de R$25,00 a mais de R$100.00.

ONDE ENCONTRO: Já vi em vários supermercados, como o Extra, em lojas de variedades, nas Lojas Americanas por exemplo, e nos principais sites de bebê ou das próprias marcas. Encontrei em sites com preços bons, porém o frete. devido ao tamanho do produto costuma sair mais caro que o balde em si.


Meu bebê, com 10 dias, tomando seu primeiro banho!!!!
         O meu eu comprei numa loja de variedades. Já estava procurando a muito tempo, e não estava encontrando pelo preço bom. Estava de olho nos mais baratinhos, da Plasúltil e da Sanremo. Várias vezes achei nas Americanas, mas estavam quebrados. Então encontrei aqui na minha cidade, numa loja de variedades, um da Sanremo, por R$25.00, mas infelizmente só havia mais um, e rosa. Mas vamos lá, é só para tomar banho mesmo... (risos)
E foi aprovado. Por mim e pelo meu bebê! A qualidade do balde é muito boa também. E o bebê adora! Pelos vídeos que assisti, a maioria dos bebês dormem durante o banho. Você tem que segurar o bebê pela cabeça e deixa-lo curtir a água quentinha!!!!
Então, se você tem um bebê ou está grávida, vale a pena investir nesse baldinho interessante!!!!



Assista os vídeos interessantes:







sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Chá de bebê de menina... Chá da Catarina!!!

Essa semana foi o chá de bebê da minha sobrinha, Catarina. Como eu já estou de barrigão, e tudo fica mais difícil nessa época da gravidez, participei apenas na confecção dos convitinhos...

Aprendendo sobre feltro, fiz essas calcinhas, que depois de costuradas, tiveram um acabamento com sianinha... Colei num papel color 7 marrom de um lado, e do outro fiz em papel rosa o convite com as informações... Ficou bem meigo, simples e barato de fazer... Prova que se usarmos nossa criatividade, economizamos muito dinheiro e fazemos algo lindo e único!!!!!


As lembrancinhas que deram um toque na mesa, também foram confeccionadas, mas pela Karine, (clique aqui e conheça o blog dela) e também provam que com criatividade, algo lindo pode deixar sua festinha mais bonita!!!! Ficaram uma gracinha...
Chaveirinho em formato de ursinho marrom e rosa
Fraldinhas de papel e renda, com lacinho e balas jujubas em formato de coração dentro
O varalzinho com o nome da Catarina também foi feito por ela...  e as florzinhas de tecido no regador... Ficou lindo de mais!!!!
As comidas, que cada convidado levou, eram quitandas e coisas para café! De beber, café e refrigerante. 
Ficou tudo uma gracinha!!!! Provando que o simples com bom gosto, sai barato e lindo!!!!







segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pão de mel recheado




Gente, fiz esse pão de mel recheado que é uma delícia e fácil de fazer! Vai aí a receita que retirei do site Tudo Gostoso... Delicioso!!!

Ingredientes:

 - 1 xícara de mel
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 2 colheres de margarina em temperatura ambiente
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de noz moscada
- 1  colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de cravo em pó (se vc não encontrar, siga a dica que darei abaixo)
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- Margarina e farinha para untar e esfarinhar

Para a cobertura: 200 g de chocolate meio amargo, meia caixa de creme de leite.

Para o recheio: Uma lata de leite condensado - você prepara um brigadeiro branco, com uma colher de sopa de margarina. Deixe esfriar e misture meia caixa de creme de leite. Você pode usar doce de leite também, fica muito bom.

Modo de preparo:

Na batedeira, bata bem os ovos, o mel, a açúcar e a margarina. 
Adicione a farinha de trigo e o leite, acrescentando alternadamente, 1 xícara de farinha, meia de leite e assim vai, sem parar de bater.
Na hora que adicionar a última, desligue a batedeira. Coloque as especiarias (canela, cravo, e noz moscada) e misture delicadamente. Adicione o bicarbonato de sódio e misture delicadamente também. Coloque na forma esfarinhada e asse em forno pré aquecido. Deixe uns 20 min no forno na temperatura mais alta, e depois diminua para 200 º.  Mais ou menos uns 50 min de forno. Para ver se está bom, espete um palito ou garfo.

Retire do forno e deixe esfriar para desenformar. Corte o bolo no meio, recheie e feche novamente. 
Para a cobertura, derreta o chocolate (microondas ou banho maria - siga as instruções de derretimento do chocolate). Adicione ao chocolate derretido meia caixa de creme de leite. Depois cubra o pão de mel!!! Fica uma delícia!!!










Dica: Se você não encontrar o cravo em pó, siga essas instruções:

Coloque um pouco de cravo em pau em uma frigideira e leve ao fogo e deixe dar uma esquentada, para que o cravo fique mais duro. Depois coloque em um socador de alho e bata, até virar pó. Peneire e terá um cravo em pó!!!






Obs. Se você quiser fazer um bolo muito gostoso de mel, retire a noz moscada e o cravo em pó e substitua o bicarbonato por fermento em pó. Fica um bolo muuuuito fofo e delicioso!! Ótima opção para o café da tarde!!! Também vale a pena fazer!!!


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Chá de Lingerie


 Minha querida prima e amiga Sara vai casar. Resolvemos então organizar um chá de lingerie para ela. Eu, minha irmã e uma amiga, colocamos a mão na massa e preparamos um chá simples, para amigas mais íntimas, mas que ficou muito aconchegante e gostoso!!! Aproveitamos a beleza do jardim em volta da varanda, e com pequenos detalhes, na linda mesa de madeira rústica, aproveitamos um delicioso momento juntas!!!!
Espero que gostem das fotinhos...



Fizemos os convites nós mesmas. No papel cartão preto, colamos um corpete rendado com um detalhe de lantejoula e strass. Bem romântico, fizemos algo que lembrasse o estilo dela. No verso, retiramos esse molde da internet (aqui), escrevemos os detalhes, e o tamanho dela e imprimimos no papel rosa e colamos no verso do papel cartão. Não escrevemos no convite, mas quando entregamos, pedimos para que cada um levasse uma quitanda de café para ajudar.







Os vasinhos de suculentas, além de enfeitar as mesas, foram usados como lembrancinha do chá para as convidadas. Você encontra para encomendar aqui!

A mesa de comidas.

As brincadeiras ficaram por minha conta. Nunca tinha participado de um chá com brincadeiras... Então procurei na internet. Mas não gosto de brincadeiras vulgares e indecentes, e sei que a Sara também não, então fui a procura de brincadeiras divertidas e inocentes. E foi mais legal do que esperávamos.. Demos boas risadas... Segue abaixo idéias que deram certo. Ah, a Sara arrumou "prêmios" para quem ganhava... Coisas como esmalte, batom, bombons, sabonetes, etc.

1 - Boomerang.
Antes que o chá comece, peça para que todas as convidadas anotem em um papel, o nome delas e uma prenda para a 'dona do chá' pagar. Mais tarde, na hora das brincadeiras, cada uma vai pagar a prenda que escreveu. Isso é muito divertido.

2 - Lista de deveres do noivo.
Consiga a assinatura do noivo, em sigilo, sem ele mesmo saber para o que, num papel em branco. Escreva no topo, "Eu, nome completo do noivo, me comprometo a fazer todas as coisas abaixo com muito carinho e dedicação:" 
Então, passe a folha entre as convidadas, e cada uma vai escrever o que acha que ele tem que se comprometer. é muito divertido, porque as mulheres, principalmente as casadas, 'desabafam' tudo que as incomodam... No nosso saiu coisas do tipo: "Não entrar com pé sujo em casa, Enxugar o banheiro toda vez após o uso, Não reclamar das luzes acesas e nunca perguntar se é sócio da CEMIG, Mandar flores sempre, Dizer que ama sempre que tiver vontade, agradar a esposa pelo menos uma vez por mês com mimos e surpresas", entre outros... Depois lê em voz altas para todas ouvirem, e em seguida, quando encontrar o noivo entregar para ele. Para as mais animadas, pode colocar em uma moldura e entregar como um quadro.

3 - Prenda
Vi essa brincadeira de várias formas diferentes, igual batata quente, colocando o prêmio dentro de uma caixa dentro da outra, mas preferi fazer de forma mais simples. Escrevi o nome de todas as convidas em papeis pequenos e mais um escrito "prenda". Com mistério, a gente faz cara de que é coisa ruim, e que vai sortear alguém para a prenda. A noiva retira um papel. O nome da pessoa que retirar o papel será a próxima a retirar o papel. Assim vai, até que uma delas retira a "prenda"... Aí ela ganha um prêmio... Na verdade, no final a prenda é boa, é um prêmio,

4 - Eu nunca
Essa foi muito divertida. Com balas, ou amendoins, no nosso caso foram gotas de chocolate, cada convidada pega um número de balas determinadas ( no nosso caso foram 5). Em roda, uma de cada vez  vai dizer uma coisa que nunca fez. Vale qualquer coisa, ruim ou boa (eu nunca fumei, eu nunca fui a praia, eu nunca usei aparelho, etc) e todas aquelas que já fizeram comem a bala. No final, a que tiver mais balas, ou seja, a que fez menos coisas, ganha. 

5 - Na bolsa
Cada convidada pega sua bolsa. Então, a organizadora vai falar coisas possíveis de ter numa bolsa de mulher. Assim, a primeira que tirar e levantar aquilo ganha. Pode ser qualquer coisa, lápis creon, absorvente, agulha e linha, chupeta de bebe, nota de R$50.00, pinça, lixa de unha, presilha de cabelo, etc. 

6- perguntas e respostas
Essa é para a noiva. Fazer uma lista de perguntas para o noivo responder, a respeito dele e dela. Se quiser filmar, fica mais divertido. No nosso caso, foi só no papel. Ele vai responder. Então, pergunta para ela a mesma coisa e ela tem que adivinhar o que ele disse. Pode arrumar prendas para ela pagar quando errar, ou como nós fizemos, que arrumamos uma prenda só. Ela teve que ligar para ele - estava previamente avisado para ficar com o cel ligado - e fazer uma declaração de amor com o viva-voz ligado. Foi bem legal!
As perguntas que usamos:

1 – Qual sua comida preferida?
2 – Qual sua música preferida?
3 – O que vc não gostaria que a Sara mudasse nela?
4 – Cite uma viajem inesquecível que você fez
5 – Um hobby
6- Qual seu melhor amigo
7 – Qual comida você gosta menos
8 – Qual presente da Sara que vc mais gostou?
9 – Qual exercício físico vc mais gosta de fazer?
10 – Um desafio para a sua vida que vc pretende fazer
11 . O que eu me vejo fazendo daqui a dez anos?
12 -  Se me forçassem, eu escolheria cantar ou dançar em público?
13 -  Se eu tivesse que trabalhar com outra coisa, o que seria?
14 - . Como eu gosto do meu filé? Bem passado, ao ponto...
15 - . A que tipo de filme gosto de assistir?
16 -  Da minha família, a quem conto primeiro as boas notícias?
17 - . Onde me sinto mais à vontade: na praia ou na montanha?

O noivo responde e  logo depois faz a mesma coisa mas respondendo sobre a noiva... Por exemplo, na 1 ele vai escreve a comida dela preferida. Na 2 a música dela. Na 8 o presente que ele deu para ela que ela mais gostou e assim por diante.



Chá de fraldas do José!


Essa semana foi uma semana especial para mim... Foi o chá de fraldas do meu querido e aguardo José! Foi simples, mas tudo tão gostoso e preparado com carinho.... Fiz em minha casa, aproveitando a beleza do jardim a volta, usando pequenos detalhes para deixar as coisinhas bem agradáveis...
Contei com a ajuda de amigas queridas na organização, nas fotos, no apoio, etc...
Com ajuda e um toque artístico da Karine (clique aqui para visitar o blog dela) o chá ficou lindo!!!!
Obrigado a todos que nos ajudaram com as fraldas e as "quitandas" e que nos alegraram com sua presença!!!!


 Comecei a planejar o chá bem antes, e então comecei pelos convitinhos. Procurei na internet moldes e estilos de convites que eu pudesse fazer que ficasse barato e bonitinho. Gostei de um molde de fraldinha de pano, e então a partir daí criei esse! Com pano, fiz em formato de "triangulo" e costurei uma 'bainha' na máquina. Dentro coloquei o papelzinho azul com os detalhes, colado no pano. Fechei com alfinete pequeno, e coloquei o nome do convidado. Ficou bem bonitinho!!!!



De azul bolo gelado embrulhado feito pela minha amiga Graziele. Do lado, mousse de maracujá nas tacinhas. Detalhe de passarinho e colherzinha feito pela Karine.


 As gelatinas feitas por mim. Eu reutilizei potinhos de granolas que vinham junto com iogurte. Reciclando, higienizando, e com o detalhe do lacinho ficou um charme. As tags(com nomes da comida ou os "J" e "José" vieram de Ipatinga, de uma amiga da Karine.

Pãezinhos recheados que já coloquei a receita aqui, ao fundo café, chá de maçã e refrigerante.

Recheados de frango.


Na mesa de madeira, sem forro, organizei as comidas com as vasilhas que tinha em casa. Uma idéia da internet foi elevar um prato com a xícara em baixo (clique aqui). 

Os cupcakes feitos pela Sara.

De docinho, escolhi fazer chocolate com amendoim. Você derrete 1kg de chocolate (siga as instruções de derretimento) e mistura 500g de amendoim torrado sem casca. Forma com colheradas no papel manteiga, espera endurecer... Fica lindo e delicioso!!!!

Bolo de coco feito sem farinha (receita aqui). Fiz nas forminhas de papel dentro das forminhas de empada. Ficou maravilhoso!!!!

 Broa de fubá com coco ralado e amendoim feito pela minha irmã Nat.

 Pão de mel recheado... Uma delícia feita pela minha irmã Bárbara!!!

Meu bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro...


O cardápio contou com: cupcakes, bolinhos de coco, mousse de maracujá nas tacinhas, gelatina, broa de fubá, pão de mel recheado, pães recheados de mortadela e de frango, bolo gelado de coco, biscoito frito Peteté, Bolo de maçã, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, pães de queijo assado, empadinha, docinho de amendoim com chocolate, balas de amendoim. Para beber, café, chá de maçã e refrigerante. 

 As lembrancinhas feitas pela Karine. Lindos passarinhos!!!!!



Eu e meu maridão e o José (7 meses de gestação)

Meu pastor orou pela vida do José e deu uma palavra. Clique aqui para saber mais...